Gerenciamento de Estoque (A importância do Controle do Estoque e a Solução GO2 para seu melhor controle)

Rodolfo Tavares
9 de maio de 2011
Foto de um estoque grande

Controle de estoque é o procedimento adotado para registrar, fiscalizar e gerir a entrada e saída de mercadorias e produtos.

Atualmente, as empresas necessitam de um maior controle de estoque e armazenagem de seus materiais, para diminuir os danos e consequentemente os prejuízos causados pela má administração.

O controle de estoque é de suma importância para a empresa, porque ele controla os desperdícios, desvios e apura os valores para fins de análise, bem como, apura o demasiado investimento, o qual prejudica o capital de giro.

O objetivo do controle de estoque é também financeiro, pois a manutenção de estoques é cara e o gerenciamento do estoque deve permitir que o capital investido seja minimizado. Ao mesmo tempo, não é possível para uma empresa trabalhar sem estoque. Portanto, um bom controle de estoque passa primeiramente pelo planejamento desse estoque.

Funcionalidades do Retaguarda

Abaixo veremos algumas das principais funcionalidades do RetaguardaGO2 no que diz respeito a controle de estoque:

Controle Direto de Produtos:

Entrada e saída de produtos no estoque, a posição atual do estoque, controle de produtos por lojas, com estoque individualizado, controle de produtos por categorias e grupos, além de controle de percentuais de lucratividade relacionando o custo de reposição com o valor de venda.

Agregação de Produtos (Montagem de Kits):

O RetaguardaGO2 possui a opção de realizar vendas de grupos de produtos, as chamadas agregações. Com o sistema você pode criar um produto e incluir nele diversos insumos. Ao realizar a venda de um produto agregado no sistema CaixaGO2, o mesmo desmembra na venda os produtos que estão associados a ele, fazendo com que haja baixa de estoque automática em todos os produtos relacionados na agregação.

Controle de Pedidos e Notas Fiscais de entrada:

O sistema RetaguardaGO2 possibilita a inclusão de pedidos a fornecedores e o consequente lançamento destas informações de pedido no estoque, fazendo a inclusão da Nota Fiscal de Entrada e também lançando automaticamente a informação de contas a pagar no módulo FinanceiroGO2 ao simples toque de um botão.

Correção de Saldos por Contagem Manual ou Coletor de Dados:

Na questão de contagem de estoque o sistema RetaguardaGO2 traz a opção de emitir uma lista para serem lançadas as correções do estoque de forma simples e prática e ainda possibilita o lançamento destas informações através da contagem feita em um equipamento COLETOR DE DADOS;

Análises e Transferências:

É possível também no sistema RetaguardaGO2 a realização de transferências entre lojas com controle total de estoque, com saída e entrada automática nas lojas no final da transação de transferência do sistema. Além disso, o sistema possui uma tela chamada ANÁLISE DE TRANSFERÊNCIAS, onde é possível ver as últimas transferências realizadas, realizar novas transferências e consultar o estoque em cada uma das lojas.

Relatórios

Abaixo veremos alguns dos principais relatórios encontrados no sistema RetaguardaGO2 para um melhor controle de estoque.

Curva ABC 

Este monta um ranking com os produtos mais vendidos ou ainda com os que geraram mais lucro, ou o grupo de produtos que mais vendeu, entre outras filtragens. Este relatório é acessado através do MENU GERENCIAL / CURVA ABC.

Análise de vendas 

Com este é possível visualizar os produtos vendidos em um determinado período, além de ter todos os totais de vendas por horários, vendedores, formas de pagamento e etc.

Gerenciador de Relatórios:

O gerenciador de relatórios do sistema RetaguardaGO2 abre um leque ainda maior de opções gerenciais do estoque, confira abaixo os relatórios mais usados para este fim:

  • Inventário de Estoque;

  • Inventário por Fornecedor;

  • Sugestão de Compra;

  • Produtos Sem Venda;

  • Produtos Por Loja;

  • Movimentação de Produtos;

  • Estoque Geral;

  • Posição de Estoque;

  • Movimentação de Vendas.

 

Caso haja interesse em conhecer melhor os produtos GO2 Sistemas, entre em contato: www.go2sistemas.com.br